Vós Apresento: Sri Matheus Yoga

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Caminhos de Tobias Barreto

1
Há no interior do Munícipio
De Tobias Barreto um
Povoado que esqueci o
Nome, que é cheios de
Corregos artificiais da
Época do Mo-Bral.
Não sou muito a favor
Dessa interfências Diretas
Na Natureza, mas era no mínimo
Interessante vê água boa
Correndo por todo aquele
Pedaço de Sertão.
Tem até cachoiera artificial.

2
Encontrei-me com a líder
Do Povoado, que fez questão
De explicar: Aqui é um povoado
De Bordadeiras, poucos homens
Moram ou vem aqui, mas como
Vocês trabalham para o governo
Não tem problema, eu acho...
Fui fazer minha parte do trabalho,
Pelos endereços fui na casa mais
Distante do centro do povoado,
Deve ser a casa de alguma senhora
Eremita que passou a vida bordando...
Oh de casa? ... Abriu-se uma janela,
E dela apareceu uma mulher:

3
Que fixou o olhar! Preciso falar com
A bordadeira desta residência...
Pois estas falando com ela, quem é
Você? Após me indentificar como
Pesquizador do Governo, ela falou:
Vou abrir a porta para você entrar!
Aceita um cafezinho? Sim... Respondi,
E procurei um lugar para sentar na
Sala da casa, peguei meu lápis e o
Formulário com a prancheta,
Ela saiu da cozinha com uma
Chícara de cafezinho e veio
Olhando nos meus olhos,
Sentou perto e a frente.

4
Posso vê seu crácha? Claro!
Seu café é muito bom!
Nome? Endereço? Data de
Nascimento? Casada? Ela
Parou e respondeu como se
Aquela pergunta tivesse
Incomodado um pouco!
Há menino... E eu lá quero
Homem para tá dizendo
O que tenho que fazer...
Trabalho mais que eles.
Olhei sem querer para ela
Dos pés a cabeça, estava com
Um roupão todo de renda preta.

5
Caramba! Estou aqui a trabalho...
Depois de ter respondido todas as
Perguntas, orientei-me com ela onde
Eram a casa das outras bordadeiras,
Vá nesta casa aqui que é de minha irmã
Gêmea, depois ela te diz onde ficam as
Outras bordadeiras. Cruzei a praça do
Povoado e numa ruazinha escondida
Achei a casa que a moça tinha descrevido.
Bom Dia, Eu sou do Nó-Sertão, posso
Fazer umas perguntas sobre seu trabalho?
Ela abriu a casa e convidou-me para entrar!
Sentamos no sofá, ela de um lado, eu de outro!
Trabalha quantas horas por dia? Gosta da Associação?
E dos emprétimos? ... Com a renda dos bordados da
Para se viver bem? Muito bem... Sorriu e continuo...

6
Este quadro eu comprei em São Paulo,
Com o dinheiro dos bordados que
Ganhamos em uma exposição
Que nossa Associação fez.
Ai me mostrou um retrato dela
Em tamanho real em um
Nu artístico, uma coisa linda...
Meio-dia, no almoço a filha do
Dono do restorante desenhou
Uma borboleta numa folha de
Guardanapo e me deu quando
Paguei a conta, a tarde ainda
Teve suco de Maracuja na
Casa da minha colega de curso. (IOGA Arjuna)

2 comentários:

  1. Tobias Barreto é massa, mas era muito menino...

    ResponderExcluir
  2. Lembro-me de algumas coisas, não aconteceu exatamente assim, mas é uma forma de contar, como se fosse um conto baseado em um fato verídico.

    ResponderExcluir

Fala aê...